_

_

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Reggae - saiba um pouco mais sobre esse ritmo que aborda o precoceito, fome e a desigualdade social.





O que vamos trabalhar?


  • História do Reggae;
  • Expressão através da música;
  • Cores do Reggae;
  • Preconceito, fome e desigualdade social.
 
Atividades 


  • Vídeo 
  •  Roda de conversa;
  • Jogos online; 
  • Músicas;
  • Contação de História;



Breve histórico:

           O reggae surgiu na Jamaica, na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome “reggae” foi empregado devido ao som que se faz na guitarra. O "re" seria o movimento pra baixo, e o "gae", o movimento pra cima. O reggae se caracteriza por cortes rítmicos regulares sobre a música e pela bateria, que é tocada no terceiro tempo de cada compasso, em outras palavras, se trata de um ritmo lento e dançante.
           Esse estilo musical surgiu baseado no movimento Rastafari. O Rastafari é um movimento religioso jamaicano que dá a Haile Selassie I, imperador da Etiópia, características messiânicas. Toda essa crença, aliada  às aspirações políticas e afrocentristas, ganhou adeptos no mundo inteiro devido ao interesse no ritmo do reagge gerado por Bob Marley.
             A característica principal da temática do reggae é a crítica social, envolvendo questões sobre desigualdade, preconceito, fome e outros problemas sociais.  Atualmente existem muitas outras visões do reggae que não se restringem à cultura Rastafari, envolvendo outros temas como o amor, etc.


VERDEAMARELO E VERMELHO, acho que todo mundo ou quase todo mundo já deve ter visto essas cores juntas, talvez em alguma roupa ou simplesmente em uma pulseira. Muita gente fala que são as "cores do reggae" e confirmamos que realmente é! Porém, existe outro grande significado, que não se resume em apenas ser as "cores do reggae", mais também ser as cores da bandeira nacional da Etiópia e as principais cores para os seguidores do movimento rastafári, ambos com o mesmo significado.

Confira os significados das cores abaixo:

VERDE = terra e esperança
AMARELO = a igreja e a paz
VERMELHO = poder e fé

As cores representativas tem valores tanto materiais (físicos) quanto metafísicos (ou espirituais). O físico, no verde, se relaciona à Terra-Mãe, natureza, fauna, flora tão exuberantes, na África, assim como no Brasil, fonte de vida e prosperidade, terra provedora de abrigo e alimento. O aspecto metafísico do verde é a esperança porque esta cor está ligada, nas tradições esotéricas mais antigas, aos fenômenos de renovação. No Taro, oráculo de cartas de origem hindu-egípcia, a carta XX, tem o verde como cor destacada. O arcano (a carta) chamado O Julgamento, mostra três figuras que se erguem de um túmulo diante de um anjo apocalíptico, uma cena de ressurreição.
Nos tons do amarelo e do vermelho se concentram outros significados subjetivos. A Paz, condição necessária a uma existência saudável; a Igreja, como força social de união entre os povos; o poder, como capacidade de realização de metas, de transformar sonhos em realidades e, finalmente, a Fé, sem a qual estas capacidades não podem ser alcançadas. É pela fé que se mantém a persistência rumo a um objetivo não obstante os numerosos obstáculos que se interponham entre uma pessoa e suas aspirações mais elevadas.

Texto adaptado SurfoReggae 


Escute as Músicas clique abaixo:










Vamos jogar!















































Um comentário: